quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas básicas para construir um motor Stirling Alfa caseiro



Aviso! Esta página continua sendo atualizada e com constante alterações.


Descrição básica do funcionamento do motor Stirling Alfa:

Este motor Stirling Alfa possui um funcionamento diferenciado em relação ao demais motores Stirling. O cilindro quente produz força e o cilindro frio é responsável pela compressão e descompressão.




Cuidados importantes:

Basicamente para que o motor funcione, não podes ter "nada" de fuga de ar e "nada" de atrito.
Para testar se o motor vai funcionar, deves fazer o seguinte teste:

-> Gire meia volta o eixo do motor e segure por 10 segundo, ao largar o eixo, os pistões devem retornar para a mesma posição, antes de iniciar este teste;
-> quando tentar girar o eixo do motor, o eixo deve ficar naquele vai e vem antes de parar de rodar completamente; 
-> quando estiver montando o motor, deves verificar se não tens atrito do pistão no cilindro. O quando girar com a mão o pistão dentro do cilindro, ele deve permanecer girando por um bom tempo, antes de parar por completamente. Caso não tenha esse resultado, tens muito atrito e podes não funcionar;
-> como lubrificante eu uso silicone de painel automotivo sobre o pistão e depois faço um polimento com um pano, para retirar o excesso de silicone;
-> cada pistão tem um curso total de 30mm;
-> Deverão cuidar para que as bielas não estejam instaladas tortas, evitando que tenha atrito lateral do pistões sobre o cilindro;

No motor Stirling Alfa, o pistão quente produz a força e o pistão frio faz a compressão e descompressão.


Ver lista e vídeos com dicas>>>

   



Segue uma sequência de vídeos que deverão assistir, para que tenha sucesso no funcionamento do motor:


Este vídeo foram feitas algumas melhorais na redução de atrito, onde ocorreu uma grande melhora no desempenho.
http://youtu.be/8hkJO2314KA


Neste vídeo estão dispostas todas as medidas de curso, diâmetro dos pistões e cilindro.
http://youtu.be/xR9lnDMneu8


- O comprimento da seringa de vidro após o corte, para cilindro quente, é de 60mm = 6cm. O diâmetro interno do cilindro é de 14,5mm = 1,45cm.
- O comprimento do tubo de ensaio após o corte é de 50mm = 5cm. O diâmetro interno do tubo de ensaio é 17 mm = 17 cm e 19,5 mm de diâmetro externo.
- O curso total que cada pistão percorre nos cilindros, ambos são de 30mm = 3cm.
- O comprimento da base é 310mm = 31cm e a largura da base não é crítica.
- A distância dos furos do suporte das seringas, até o centro do eixo virabrequim, é de 230mm = 23cm e a distância entre os dois furos é de 70mm = 7cm (distância do centro de cada seringa).

Observação!!! Primeiro você deve montar todo o virabrequim e depois parafusar as bielas (raio de bicicleta), elas te indicaram a posição central dos furos de cada suporte.


Foram realizados novas alterações para reduzir o atrito e desgaste do pistão frio.


Este demonstra o corte dos tubos de vidro (tubo de ensaio e seringa de vidro).
http://youtu.be/Xv53WSpnYz8




Este foi feita lubrificação com silicone vegetal e polido, com amortecedores para absorver as vibrações.
http://youtu.be/bmBqtxSob8E



>>> Vejam algumas fotos e lista dos materiais deste motor Stirling Alfa >>>

                    




O que é um motor Stirling Gama?   O que é um motor Stirling Alfa?   O que é um motor Stirling Beta?
O que é um motor Stirling Gama e como funciona, What is a Gamma Stirling engineO que é um motor Stirling Beta e como funciona, What is a Beta Stirling engine         O que é um motor Stirling Alfa e como funciona, What is a Alpha Stirling engine           




Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

56 comentários:

  1. Ola, com fins escolares aconselhei minha filha a construir um motor stirling com seringas de vidro. Acompanhei toda construção e ainda colaborei com a aquisição do material necessário. Foram duas semanas até chegarmos ao que temos hoje. Digo que ficou até bonito, porém não funciona. Não estamos muito preocupados com a velocidade, apenas que desce um pequeno sinal de vida, porém nada acontece.Acredito que tenha a ver com a posição inicial dos embolos. Poderia nos ajudar? Abraços, Carlos . email cako_filho@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Fico muito feliz que existam pessoas que se empenham a ajudar seus filhos e com certeza irei ajudar vocês.
      Quais sãos os cursos dos pistões?
      Como foi feito o cilindro quente? Tubo de ensaio!
      Pode me contatar por meu e-mail.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  2. olá, a alguns dias estou construindo o motor stirling do seu tutorial, mas estou na parte onde preciso soldar as buchinhas no cabeçote, porem nao consigo de jeito nenhum, ja tentei com moedas de 5 centavos e também não funciona, existe alguma alternativa a estas buchinhas, algo mais facil para ser substituído?... se não me de algumas dicas seria uma baita ajuda. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan,
      Qual dos motores você está fabricando? Refiro-me o de latinhas de alumínio (cerveja), ou de aerossol de latão?

      Depois dessa resposta, posso lhe auxiliar!

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Com latas de lubrificantes.

      Excluir
    3. Olá Renan,
      Você seguiu rigorosamente as instruções de como soldar? descritas no "Tutorial 1", da "página 3"?

      Vou colar aqui as instruções de como soldar:

      A região onde é feita a solda, deve ser lixada e limpa. Evite colocar os dedos sobre a região lixada, pois a gordura deixada, pode atrapalhar a fixação da solda. Ao soldar, siga os seguintes passos: aqueça um pouco a bucha, retire o soldador da peça, coloque o estanho no soldador, ponha o soldador sobre a parte lixada, espalhando o estanho e, se necessário, adicione mais estanho até concluir a solda. Por fim, espere até esfriar.

      Teste da solda: para certificar-se que a solda ficou boa, tente remover o estanho com algum outro objeto. Se descolar, é necessário lixar novamente e refazer a solda. Quando a solda é bem feita, não é possível remover, sem aquecer novamente.

      Lixar: antes de colocar a bucha na posição, é necessário lixar a lata com algum objeto afiado (instante 1:40 do vídeo). Pode ser usado, por exemplo, uma lamina de cortar metal (fig 15).

      Observação: não lixe por baixo da bucha, somente a sua volta e um circulo ao redor do furo no cabeçote, com o diâmetro da bucha. Não lixe perto do furo do cabeçote.

      Dicas sobre a solda: se o metal for aquecido excessivamente, também há possibilidades da não fixação da solda de estanho na peça (fig 16). O metal deve estar em uma temperatura entre 60 à 80 C°, no ponto de queimar os dedos. Se a peça estiver fria, também haverá dificuldades para concluir uma solda.

      Leandro Wagner.

      Excluir
    4. Obrigado Leandro. passei a tarde inteira tentando soldar mas não consegui, amanhã tentarei novamente. obrigado mais uma vez pelas dicas, já faz um bom tempo que acompanho seu canal, posso até dizer que na época em que descobri os motores stirling através do seu canal eu estava pensando em qual curso da faculdade eu entraria, após ver alguns vídeos sobre o assunto despertou-me interesse em maquinas, motores, sistemas térmicos, etc, então decidi que vou fazer engenharia mecânica, mas agora estou fazendo um técnico em eletromecânica, para saber se é realmente isso que eu gosto e a cada dia que passa acredito mais que é isso que eu devo fazer, é isso que eu vou gostar. inclusive agora com o término do meu curso pretendo apresentar os motores stirling que vou construir com base no que você ensinou darei todo o crédito a você, quando terminar meu motor postarei um vídeo. Obrigado fazia algum tempo que eu queria te dizer isso mas agora que estou de férias sobrou tempo e posso te agradecer por ter me ajudado a encontrar meu gosto por maquinas e sistemas, acredite você foi fundamental. Obrigado pela atenção.

      Excluir
    5. Obrigado Renan,
      Realmente essa notícia é maravilhosa, fico ainda mais feliz em saber que o meu trabalho não é em vão.

      Caso um dia queira fazer uma solda com estanho em uma peça maior, siga as instruções "Tutorial 3" e assista o primeiro vídeo no instante "9:00 até 9:56". Seguido a risca as dicas do vídeo não tem erro, e garanto que a solda fica muito forte.

      Obviamente as suas primeiras soldas, talvez não terão a mesma qualidade das que eu faço, pois eu soldei por mais de 8 anos e só depois fiquei bom na solda com estanho.

      Ok, me envie o link do seu vídeo, será uma satisfação conhecer o seu trabalho.

      Caso mesmo assim não consiga fazer a solda das buchas, eu recomendo você fazer o motor do "Tutorial 2", este não necessita de bucha.

      Boa sorte e sucesso em sua carreira!

      Leandro Wagner.

      Excluir
  3. Leandro, bom dia! Tenho visto os seus videos e estou afim de montar um motor. Olha só, devido ao formato e ao desempenho visto nos videos, eu queria montar o modelo alfa. Meu maior problema é a questão das seringas de vidro. Eu tava pensando e assistindo diversos videos e pensei em fazer com latas de spray de desodorante ao invés de seringas. Imagino que seja mais fácil para conseguir e trabalhar com o material. Queria que tu me desses uma luz sobre o assunto, tipo medidas e tal. Enfim, queria saber se tu achas isto viável. O restante da parte mecânica eu acho que não é tão difícil. O que tu me diz? Abraço e sucesso!!! Denis - Porto Alegre RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dennis,

      Sim, realmente um motor Alfa é mais eficiente que os demais, porém um Alfa é mais sensível no aspecto fugas de ar.

      Você iria usar latas de spray como cilindro? O que seria então o pistão?

      Dennis, mesmo que construa pistões em tornos, lembro que o motor não pode ter fuga de ar, necessitará uma vedação quase perfeita como as seringas de plástico, porém ao mesmo tempo sem atrito, sendo que ao girar o pistão dentro do cilindro, ele deve permanecer girando por um tempo, como se fosse um eixo dentro de rolamento e o modo mais fácil de obter esse resultado, são as seringas de vidro.

      Se o seu pistão e cilindro não apresentarem as características que eu mencionei acima, o motor terá pior desempenho que os motores de latinha.

      O restante da mecânica realmente é fácil, mas também exige cuidados no alinhamento das bielas, para evitar excessivos atritos.

      Caso tenha interesse em fabricar suas próprias peças, recomendo cilindros em vidro ou feitos de latão, já o pistão pode ser o grafitado.

      Vale do Rio Pardo, RS.
      Leandro Wagner.


      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa, gostei muito dos vídeos.
    Sei como é complicado, capturar as imagem, editar os vídeos, as vezes da mais trabalho que o projeto.
    Estou pensando em construir um com seringa, para fins didáticos.
    Trabalho com refrigeração, tenho diversas bitolas de tubo de cobre, você tem ideia se substituir o vidro por cobre tem possibilidade de dar certo? Meu receio e o atrito, e também a dilatação do tubo com o aumento de temperatura.
    Quanto a vibração gerada quando o meu estiver pronto vou levar em uma empresa que faz balanceamento em rotores e turbinas pra mim, vamos ver se eles me dão alguma dica.
    Muito obrigado
    Wanderson Andrade BH MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanderson, obrigado por seu elogio.

      Sim, fazer o vídeo no momento da construção é bem trabalhoso e um pouco estressante, pois existe a necessidade contínua de observar a iluminação, foco e ângulo. Mas editar é ainda pior! Ao termino da edição de cada vídeo tutorial, quero distância do vídeo, pois de tanto fazer cortes e centenas de vezes que reviso, fico enjoado de ver o vídeo. Somente após alguns meses volto a rever o vídeo.

      As gravações do vídeo original do Tutorial Alfa simples, representa 8 horas de vídeo corrido e este tempo foi resumi para 31 minutos, imagine quanto tempo fiquei editando o vídeo e quanto tempo fiquei assistido estes 31 minutos!!!!

      Você trabalha ou tem algum canal com vídeo?

      Fazer um cilindro com tubo de cobre é possível e funciona, mas não espere boa performance. Porque em geral, os tubos são ovais, mas não vistos a olho nu, com isso, sempre tens fugas de ar.

      Caso use tubo de cobre, como pretendes fazer o pistão?

      Não aconselho fazer um motor Alfa com estes tubos, é provável que não irá funcionar, porque terá fuga de ar e excessivos atrito. Por isso que a seringa de vidro é perfeita!

      Se fosse fazer um motor do modelo Gama, aí até pode ser usado um cilindro com tubo de cobre para o pistão frio, pois este modelo admite micro vazamentos e possui um bom torque em baixa rotação. Já o Alfa é horrível de torque em baixa rotação, o torque somente é bom da metade para cima.

      Se um dia você conseguir uma informação importantes sobre o balanceamento adequado de pistões, serei muito agradecido, caso compartilhe comigo. Eu tenho um conhecimento mínimo, mas seria interessante saber o real segredo, que inclui na forma do contrapeso, peso e diâmetro, em relação ao conjunto "pistão + biela".

      Mais um minero interessado pelo assunto! Também é um estado que se destaca pelos inúmeras pessoas que entram em contato comigo.

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Fiz um vídeo para apresentar na escola, pegamos um experimento de feria de ciências. um carrinho que dispara uma rolha aquecendo um tubo de ensaio, tentei medir as velocidades e calcular se havia conservação de massa no sistema.
      Fiz varias tentativa para obter dados, deu muito trabalho, ainda mais sem equipamento adequado. filmei com um ifhone e uma câmera PowerShot D20, ela tem uma função camera lenta que da pra pegar alguns quadros a mais, permitindo calcular a velocidade da rolha ao ser disparada.O ruim por não ser uma câmera profissional perde muito resolução e requer muita iluminação .
      Editei o vídeo com o programa camtasia studio 5 que ajudou muito na edição do vídeo deu pra colocar ate trilha sonora.

      Foi muito bom aprendi muita coisa.

      Iniciei hoje a tentativa de montar o motor alfa , é muito fácil vendo pelo vídeo. mas na pratica está sendo bem diferente isso vai dar muito trabalho.
      Quanto tempo em media para construir o alfa e o de latinha? estou com receio de não ter tempo para concluir.


      Obrigado

      Att Wanderson Andrade

      Excluir
    3. Olá Wanderson,

      É pelo vídeo parece fácil e rápido, mas não é rápido não!

      O Alfa é o mais demorado, eu acredito que em torno de 2 meses, para montar, mas isso também depende do seu tempo livre para trabalhar com o motor.

      Já o motor de latinhas de cerveja "Tutorial 2", é possível montar um em até uma semana, mas pelo menos 5 horas por dia de trabalho.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  5. Posso usar qualquer um desses motores que vocês ensinam a fazer para movimentar um carro pequeno? Eu preciso fazer isso pra um trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Higor,

      Qualquer motor possui potência suficiente para movimentar um carrinho, me refiro, um carrinho com as dimensões de um motor.

      Até mesmo o motor de latinhas de cerveja. Acesse "Tutorial 2" e procure o link: (Como aumentar a velocidade para 1600 RPM >>>).

      Leandro Wagner.

      Excluir
  6. boa noite leandro
    este motor que voce fez com seringas de vidro dura muitas horas? eu digo em relaçao ao desgaste pelo atrito ? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, este motor não foi projeto para deixa-lo funcionando por um tempo continuo maior que 10 minutos, devido sua ineficiência em seu sistema de resfriamento.

      No sábado mesmo apresentei o motor para um professor do IFRS da capital, e ainda funciona perfeitamente desde dezembro de 2012, na qual eu não fiz nenhum tipo manutenção no motor, nem mesmo um novo polimento dos pistões com silicone líquido.

      Antes de testar o silicone líquido polido sobre os pistões, aí sim frequentemente agarrava o pistão no cilindro, mas agora nunca mais.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  7. Hey, I was wondering if you could give me an e-mail where I can send some pictures of my engine and ask you some questions about it. Thanks in advance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Igor, I do not expose my email publicly. But if you want to send some pictures to my e-mail, post a new comment with your email and then I get in touch with you, then I delete the comment.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. ola ,construi um motor com seringas tipo alpha mas n funcionou oq poderia ser? ele n tem fugas de ar pq ja testei isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Se o seu motor não funcionou, será necessário descobrir o que você fez de diferente do meu.

      Preciso que me responda a todas as perguntas que te farei:

      1- Quais sãos os cursos de cada pistão?

      2- O que usou para interligar as duas seringas?

      3- Você usou seringas com ponta de metal ou vidro?

      4- Quanto de área morta você deixou em cada cilindro?

      5- Qual é o tamanho da chama? Qual é combustível? e a distância que o pavio se encontra da seringa?

      6- Quando você gira o pistão dentro da seringa, ele permanece girando como se fosse um eixo dentro do rolamento?

      Me responda a cada questão, e se poder, me envie uma mensagem pessoal com as fotos de seu motor, para o meu facebook (Manual do motor Stirling).

      Leandro Wagner.

      Excluir
  10. olá Leandro, você acha que é possível construir um motor que use diafragmas no lugar de pistões? eu me refiro aqueles que são usados nas cuícas de freios de caminhões, isso guardadas as devidas proporções é claro! não teria atrito e nem fuga de gases.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      O diafragma somente é possível usar em motores do modelo Gama. Já esse diafragma que você sitou, não o conheço pessoalmente, mas dada a funcionalidade na função original, acredito que possivelmente terá muita pressão para movimenta-lo. Pois os motores Stirling são muito chato e exigente na questão atrito.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  11. Leandro,

    Estou fazendo um motor stirling solar. Analisei seus vídeos e vi que melhor se adaptará vai ser o tipo alpha. Você acha que eu devo continuar fazendo o tipo alpha ou alguma outro terá a mesma eficiência. Qual você recomendaria e qual irá apresentar o menor custo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!

      Sim, para sua finalidade, o melhor motor seria este Alfa ou um modelo gama parecido com este Alfa.

      O Alfa é muito bom, porém ele não permite nada de fuga de ar e atrito também deve quase ser nulo. Veja todos os meus vídeos do modelo Alfa e verá como é o atrito e a vedação.

      Para mim, o motor que teve o maior custo foi o Alfa, por causa das seringas, os outros motores eu não tive essa despesa.

      Amigo, vou alertar para que não modifique muito este projeto, caso contrário será frustração:
      - não faça o seu motor meia boca;
      - não instale mangueiras de plástico;
      - passe silicone sobre os pistões;
      - use os mesmos curso que o meu projeto;
      - Use os rolamentos de cabeçote de vídeo cassete;
      - Não podes ter nada de fuga de ar, tipo se puxar os dois pistões ao mesmo tempo e segurar por 1 minuto, os pistões deverão praticamente voltar para a mesma posição, antes de iniciar este teste.
      - atrito: ao girar o pistão dentro da seringa, ele deve permanecer girando por um tempo, como se fosse um eixo dentro de um rolamento, isso depois de polido com silicone. Se não for assim, irá comprometer o desempenho do motor.

      Desejo boas festas para você e sua família e que 2015 tenha muita saúde e paz!

      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Muito obrigado Leandro,

      Vou começar a colocar em prática o projeto, vou tentar arrumar as seringas.

      Boas festas e desejo um feliz 2015 para você e sua família também

      Excluir
  12. Boa tarde Leandro,

    Comecei a desenvolver o projeto e estou com uma dúvida em relação ao ângulo do virabrequim, deve ser de 180º como mostrado no vídeo com o ajuste certo das seringas ou essa relação deve ser de 90º ?

    Fiz um teste não mão mesmo e com o ângulo de 90º o volante ficava quicando, enquanto com 180º ficava com a rotação normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vinicius!

      O ângulo do virabrequim é 90° mesmo, ou seja, o pistão quente trabalha 1/4 de volta adiantado em relação pistão frio.

      Sim, o volante deve sim ficar quicando, assim é provável que tenha boa vedação.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  13. Olá Leandro, tudo bem ?
    Eu comecei a desenvolver esse motor, mas antes de montá-lo, preciso escrever um artigo detalhando sua construção passo a passo. Porém, só acompanhando os vídeos, não estou conseguindo escrever. Você poderia disponibilizar para mim um texto detalhando a construção de cada parte do Motor Alfa ? Caso queira me mandar por email, o meu é esse: nathaliachase27@hotmail.com
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália!
      Isso é super trabalhoso para mim, escrever um texto detalhado de sua construção, pois envolve muito tempo e tempo tenho pouco.
      Vou te enviar uma mensagem e ver o que posso fazer por você.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Ok, muito obrigada!

      Excluir
  14. Leandro,

    Meu nome é Cleyton,
    Gostaria de contactá-lo por email, ou outro meio.
    Pode me enviar seu email?

    Segue meu email: cleyton_oliveira_soares@hotmail.com

    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Leandro !
    Vc tem as medidas ou moldes do motor stirling feito com latinha de cerveja ? E poderia enviar para mim poder imprimir e fazer o meu ?
    Grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      As medidas e lista dos materiais do motor em latinha de cerveja, você encontra no topo dessa página, em "Tutorial 2".
      Leandro Wagner.

      Excluir
  16. boa tarde leandro

    as minhas seringas estam com fuga de ar, posso usar grafite para fazer a lubrificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro!
      Estranho, somente algumas seringas de vidro de fabricação chinesa que possuem fuga de ar. Qual é marca de sua seringa?
      Pode usar grafite, mas deve remover bem o excesso de grafite, para não travar.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Olá
      A marca das minhas seringas é art glass. Tem com tirar estas fugas de a?

      Excluir
    3. Boa noite!
      Engraçado, essa marca é a seringa que melhor veda.
      Por um acaso você tem fuga de ar com o motor montado?
      Se for assim, não é a seringa que tem fuga de e sim o cano que interliga as duas seringas.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    4. A fuga é no êmbolo. Já testei a vedação do cano. Tem como sanar este problema?

      Excluir
    5. Leandro, é raro ser a fuga de ar no êmbolo, mas faça um teste para mim e me responda.
      Desconecte o tubo da seringa, feche com os dedos a ponta da seringa e puxe êmbolo do o ml até 7 ml e permaneça por uns 10 segundos e me diga a que posição (ml) voltou o êmbolo??
      Faça este nas duas seringas, e outra coisa, precisa desconectar o tubo, se deixar o tubo, não dará certo.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    6. Farei isto. No entanto quando coloquei óleo e pressionando os êmbolos saíram bolas pelo fundo do mesmo.

      Excluir
    7. Farei isto. No entanto quando coloquei óleo e pressionando os êmbolos saíram bolas pelo fundo do mesmo.

      Excluir
  17. Leandro gostaria de saber como determino o curso dos pistões frio e quente. Em uma outra ocasião comentei com você que estava tentando construir um motor stirling do tipo alfa com peças de compressor de refrigeração e o mesmo ficaria montado na vertical. No caso aproveitaria o pistão e o bloco, ou seja ele serviria de camisa, pois tem uma excelente vedação.Eu consegui um bem pequeno com o diâmetro pouca coisa maior que os das seringas de vidro. Agora preciso determinar o curso dos pistões, posso ou não deixar algum volume morto, tem alguma relação o diâmetro dos cilindros com o curso? Estou pensado em construí-lo com o mesmo curso com um pouco de volume morto e parecido com esse que você fez com a conexão entrando pela lateral no pistão quente e chegando pelo topo no pistão frio. Se você puder dar algumas dicas fico muito grato, pois terei que pagar a um ferramenteiro para que faça algumas pecas e nesse caso pretendo errar o mínimo possível. Só para lembrá-lo eu já fiz um com seringa de vidro e deu certo. Agora este estou fazendo como hobby. E se caso der certo pode ser que o utilize no novo curso que estou fazendo. Desde já agradeço pela sua atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elcio!
      Eu fiz na base do chute e acerto, este meu motor tem 30 mm de curso para cada pistão.
      Sim eu sei que o pistão de compressor tem uma boa compressão mas também tem bastante atrito, pode não funcionar por causa desse atrito, pois eu já abri compressores e não aprovei.
      Se o cilindro quente for em inox e meio fino, não precisa de volume morto, volume morto é perda de potência, caso tenha calor suficiente.
      Desculpe a demora na resposta, mas entrou no esquecimento.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  18. Olá Leandro, parabéns pelo ótimo trabalho, no semestre passado nosso grupo apresentou como exemplo um dos modelos apresentado por você, o motor alfa de latinha, bem funcionou, mas não como seu, : ), então esse semestre queremos aprofundar mais, já iniciei os cortes das seringas, você poderia me dizer qual a medida do corte do tubo de ensaio do pistão de ar frio do tubo de ensaio
    obrigado tenha um boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, o tubo de ensaio tem 5,5 cm de comprimento e os dois pistões eu deixei no comprimento que veio e fábrica.
      Veja essa página, tem uma foto das seringas mais o tubo de ensaio:
      http://manualdomotorstirling.blogspot.com.br/2013/05/dicas-para-construir-um-motor-stirling.html#more
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Obrigado leandro, vou dando continuidade, já me ajudou muito, continue assim com essa humildade, em passar conhecimento, parabéns pelo ótimo trabalho.
      Até mais.

      Excluir
  19. Olá leandro, eu novamente, então consegui construir o motor mas ainda não não consegui fazer funcionar, acredito que deve ser por que não estou conseguindo acertar o volume de ar nos cilindros, você poderia me dizer o comprimento do tubo de ensaio, https://www.youtube.com/watch?v=xuVDthzkSpk&feature=youtu.be, nesse vídeo no momento 6:29 você mostra o tubo de ensaio cortado, mas não mostra o comprimento do ensaio cortado, 5,5 cm que tinha me dito. ficou muito curto, só queria saber se é esse comprimento mesmo. muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rodrigo, veja bem, eu tinha dito 5,5 cm de comprimento do tubo de ensaio, para o cilindro quente e não deste vídeo que é para o cilindro frio, reveja o terceiro vídeo de cima para baixo dessa página, onde eu demonstrei as medidas desse motor.

      1 - Quando você puxa os dois pistões ao mesmo tempo, quantos segundos são necessários para que cheguem ao fim?? Isso com o tubo conectado as duas seringas.

      2 - O que usou como fonte de calor??

      3 - Qual é o percurso de cada pistão??? Eu me refiro o curso mesmo!

      4 - Como testou para ver se o motor realmente está sem atrito??? Deve ser feito um teste com as seringas quando o motor ainda está com o tubo desconectado e outro teste do motor montando, sem o tubo interligando as seringas.

      Leandro Wagner.

      Excluir
  20. outra coisa que ia me esquecendo, o modelo de motor que optei a montar é alfa, que atingi 1900 rpm, os corte que não consigo acertar é o comprimento do tubo de ensaio de ar quente e ar frio.muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe! Não respondi antes, porque o blog parou de comunicar a cada comentário novo.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  21. 🎬 O sentido da vida a 👇

    https://youtu.be/PY3sQg_WUxI

    ⚠️🔴⚠️🔵⚠️

    🔴 Se nós quisermos saber se uma religião é verdadeira ou falsa, não devemos depender de nossas emoções, sentimentos ou tradições. 

    🔵 Ao contrário, devemos nos basear em nossa razão e intelecto.

    ⚠️ Alguma Evidência para a Verdade do Islã 👇

    https://goo.gl/NF2Dxa

    ⚠️🔴⚠️🔵⚠️

    🔴 O Islã não é apenas outra religião. É a mesma mensagem pregada por Moisés, Jesus e Abraão.

    🔵 Islã literalmente significa "submissão a Deus" e nos ensina a ter uma relação direta com Deus.

    🔴 Lembra-nos que uma vez que Deus nos criou, ninguém mais deve ser adorado, exceto Deus.

    🔵 Também nos ensina que Deus não é como um ser humano ou qualquer coisa que possamos imaginar.

    🔴 O conceito de Deus é resumido no Alcorão:

    📖 { Dize: Ele é Deus, o Único.

    Allah , the Eternal Refuge.

    Jamais gerou ou foi gerado.

    E ninguém é comparável a Ele. } (Alcorão 112:1-4)

    🔵 Tornar-se muçulmano não é dar as costas para Jesus.

    🔴 É voltar aos ensinamentos originais de Jesus e obedecê-lo.

    🔴👉 O RETORNO DE JESUS

    https://goo.gl/NF2Dxa

    ResponderExcluir