sábado, 1 de junho de 2013

Como fazer uma lamparina a álcool para um motor Stirling


Maior intensidade de calor: a localização com maior intensidade de calor é um pouco acima da metade da chama, no inicio do brilho intenso, sendo indicado pela seta vermelha na imagem (fig. 1), deve ter contato direto com o cilindro do motor.

Manual do motor Stirling, lamparina a álcool caseira e indicando o ponto de maior calor
(fig. 1)



Cuidados no manuseio: devido o aquecimento do combustível no interior tocha (lamparina), deve ter um micro furo de alívio ao lado do pavio, evitando que a pressão interna expulse o álcool da lamparina.

Como fazer a lamparina? Para quem tiver dúvidas quanto a construção da lamparina, deixo o vídeo abaixo com tutorial a disposição:




É possível fabricar lamparinas (tochas) com regulagem de intensidade da chama, mas não é uma tarefa simples e sim complexa. Este vídeo abaixo é um Tutorial, onde a lamparina foi construída com latinhas e funciona com álcool líquido:








Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

14 comentários:

  1. Você tem um vídeo mostrando como se constrói um suporte para o motor? Grato, Douglas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas!

      Você se refere a lata (forninho) que da suporte ao motor? Ou a suporte do gerador?

      Leandro Wagner.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Ana, eu uso o álcool líquido, ou seja, o mesmo álcool usados em carro. Só esse funciona bem na lamparina.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Foi Etanol(Álcool) que você usou? Eu estou usando Álcool normal, de casa! Não estou conseguindo manter a chama acesa, deixei o furo como escapamento de gás mas ainda não está mantendo.
      Alguma dica?

      Excluir
    3. Sim, foi etanol que eu usei, o mesmo usado em carro, comprado em posto de combustível. Esse álcool de cozinha, não funciona, pois depois do incêndio na Casa de eventos Kits, adicionaram 40% de água no álcool.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  3. Pode utilizar como combustível oleo de cozinha e querosene?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar óleo e querosene, mas irá produzir uma fumaça infernal.
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Nos meus testes usei querosene, mas não quis mantê-lo por causa da fumaça mesmo!

      Excluir
    3. Sim David, o problema de querosene, é mesmo a fumaça e o calor também é menor.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  4. Para juntar a lata do desodorante com a chapa me metal, eu posso usar durepox?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não recomendo usar durepox, vai produzir um cheiro muito forte por causa do calor e temo que não vai vedar o álcool.
      Leandro Wagner.

      Excluir
  5. leandro quiero agradecerte porque me habeis ayudado muchisimo en el desarrollo de mi proyecto el cual me permitio obtener una buena calificasion en la universidad. pronto te enviare un video de como me quedo el motor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, felicitaciones por la conquista, me puede enviar el vídeo de su motor.
      Leandro Wagner.

      Excluir