sábado, 1 de junho de 2013

(Tutorial 3) Dicas em texto e suas devidas medidas, parte 3



Bucha e solda:

Manual do motor Stirling, máquina de toca fitas com a bucha para o cabeçote
(fig. 13) ampliar foto com medidas


Onde encontra? Essa bucha de bronzina, pode ser encontrada em toca-fitas auto-reverse (de carro). Na fig. 13, pode ser vista a posição onde tal bucha se localiza no mecanismo.

Vídeo: no vídeo abaixo, é ilustrado a retirada da bucha do mecanismo de toca-fitas:





 

                         -> ver foto de rádios toca fitas de carro >>> 


ATENÇÃO! Caso tenha dificuldades para a aquisição desta bucha, ela pode ser substituída por uma moeda de 5 centavos revestida em cobre, na cor dourada (fig, 14).

Manual do motor Stirling, moeda de 5 centavo para a bucha do cabeçote
(fig. 14) ampliar foto

Procedimento: inicialmente faça um furo de 1,5 mm no centro da moeda e, em seguida com uma broca de 2 mm. Depois, teste se o raio (haste do pistão deslocador) desliza livremente pela moeda, mas sem folgas, para evitar fugas de ar e garantir o bom funcionamento do motor.

Vídeo: o vídeo abaixo explica a fabricação da bucha com uma moeda:





Outra dica: a região onde é feita a solda, deve ser lixada e limpa, como pode ser visto no instante 0:50 do vídeo acima. Evitem colocar os dedos sobre a região lixada, pois a gordura natural dos dedos, pode atrapalhar a fixação da solda. Ao soldar, siga os seguintes passos: aqueça um pouco a bucha, retire o soldador da peça, coloque o estanho no soldador, ponha o soldador sobre a parte lixada, espalhando o estanho e, se necessário, adicione mais estanho até concluir a solda. Por fim, espere até esfriar.

Teste da solda: para certificar-se que a solda ficou boa, tente remover o estanho com algum outro objeto. Se descolar, é necessário lixar novamente e refazer a solda. Quando a solda é bem feita, não é possível remover, sem aquecer novamente.


(fig. 15) ampliar foto

Lixar: antes de colocar a bucha na posição, é necessário lixar a lata com algum objeto afiado (instante 1:40 do vídeo). Pode ser usado, por exemplo, uma lamina de cortar metal (fig 15).

Observação: não lixe por baixo da bucha, somente a sua volta e um circulo ao redor do furo no cabeçote, com o diâmetro da bucha. Não lixe perto do furo do cabeçote.





Poderão conferir no vídeo Tutorial 8:45 à 8:55, como foi feita a solda da bucha no cabeçote. Note que é necessário faze-la por todo o contorno da bucha, garantindo uma boa vedação.

Manual do motor Stirling, solda de estanho para soldar a bucha
(fig. 16) ampliar foto

Dicas sobre a solda: se o metal for aquecido excessivamente, também há possibilidades da não fixação da solda de estanho na peça (fig 16). O metal deve estar em uma temperatura entre 60 à 80 C°, no ponto de queimar os dedos. Se a peça estiver fria, também haverá dificuldades para concluir uma solda. 







Manual do motor Stirling, a bucha soldada com de estanho no cabeçote
(fig. 17) ampliar foto

A necessidade de duas buchas: no vídeo Tutorial em 9:55, fiz uma demonstração com uma única bucha. Pode-se ver que a haste do pistão emperra dentro da bucha. Por essa razão é usado duas buchas, uma faz a vedação e a outra funciona como guia, evitando esse travamento da haste, como pode ser visto em 11:00 onde há movimento livre.

Fugas e atrito!!! Certifique-se de que não há fugas de ar entre a haste do pistão deslocador e a bucha. Revise os excessos de atrito nas partes móveis. Caso tenha fuga de ar, o motor irá girar precariamente ou talvez nem mesmo funcionar!



                         Próxima página 4 >>>                               Voltar para página anterior 2 >>>   



Confira a lista de materiais de outros modelos de motores Stirling:



Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Gama" feito em latas de cerveja!











Confira a lista de materiais de um motor Stirling "Alfa" simples, feito com seringas de vidro!









   Manual do motor Stirling, Alfa, 1500 rpm caseiro
Confira a lista deste modelo>>>


Confira a lista de materiais de um motor Stirling Alfa melhorado, feito com seringas de vidro!

Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário