segunda-feira, 17 de março de 2014

Como funciona um motor Stirling Beta?


Motor Stirling Beta 

O motor Stirling Beta é constituído por um único cilindro, de dois pistões em linha, onde o pistão interno faz o deslocamento do fluído de trabalho "ar ou gás" entre as duas câmaras "quente e fria".

O segundo pistão, conhecido como pistão de trabalho, mantém suspenso o pistão deslocador, visivelmente aparente e responsável pelo trabalho do motor. Além de auxiliar no confinamento do fluído de trabalho no interior do motor.

Manual do motor Stirling Beta What is a Beta Stirling engine


Veja uma animação de um motor Stiling Beta simples:




Outro motor Stirling de configuração Beta com transmissão rômbica, também conhecido como "Stirling Beta Robótic", possui um diferencial no mecanismo aliado ao virabrequim. Este mecanismo reduz atrito do pistão de trabalho sobre o cilindro e da haste do pistão deslocador sobre o pistão de trabalho. Porque não ocorre a inclinação lateral da biela, como em um virabrequim convencional.

Veja um vídeo da parte interna de um motor Stirling Beta Robotico:




Qualquer dúvida ou sugestão de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

7 comentários:

  1. Olá Leandro estou fazendo um projeto de mecânica o motor que eu reparei foi um tipo gama já está funcionando o Q eu tenho dificuldade é com o relatório não sei por onde começar será Q vc pode me ajudar? Parabéns pelo blog

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    1. Estou com pouco tempo para te auxiliar, mas esse relatório não seria uma explicação de toda a construção de seu motor e mais as dificuldades que enfrentou?
      Leandro Wagner.

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    2. Olá Leandro, tem algum tempo que estou obstinado por desenvolver um ou mais projetos de energia renovável, tenho muitas idéias e pouco tempo para colocar em prática.
      Acredito possamos fazer uma boa parceria. Me manda um email edvar_silva@terra.com.br

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  2. Boa noite Leandro.
    Primeiramente quero parabeniza lo pelo blog e seu trabalho, excelente.
    Estou cursando engenharia mecânica e para um trabalho da faculdade preciso construir um motor stirling tipo Beta, você tem algum material sobre esse motor além desse disponível aqui no blog?
    Grato pela atenção.

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    1. Boa noite Maico!
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado.
      Eu não tenho feito nenhum motor Beta, mas existe uns vídeos de gringos, com uma leve referência, vou colocar uns links e depois procure mais informação no canal:
      https://www.youtube.com/watch?v=atd5IiD_auk
      https://www.youtube.com/watch?v=lvvyjJ8wz3Y&t=24s
      https://www.youtube.com/watch?v=6xvbfYxLGxM
      Leandro Wagner.

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  3. Boa noite Leandro Wagner,sou acadêmico de engenharia mecânica e estou realizando um trabalho sobre motor stirling tipo Beta e gostaria de saber se existe uma relação do dimensionamento do motor em função da quantidade de calor disponível. ex: para 10kW de calor utiliza-se um motor tipo beta de x mm de diametro do pistao.
    Obrigado pela atenção.

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    1. Olá amigo, o mais importante para qualquer que seja a proporção de dimensão do motor, não pode ter atrito, isso é o sucesso de um bom motor.
      Obviamente para maiores potência, maior diâmetro e curso, terá maior potência, mas não terá grandes sucesso, se não fizer um bom trocador de calor, um ótimo regenerador, nada de atrito e pressurizar o motor. Mesmo assim se conseguir fazer um motor de 1KW, será um cara bem sucedido, é para poucos, devido seus pontos críticos que mencionei.
      Leandro Wagner.

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