segunda-feira, 17 de março de 2014

Como funciona um motor Stirling Beta?


Motor Stirling Beta 

O motor Stirling Beta é constituído por um único cilindro, de dois pistões em linha, onde o pistão interno faz o deslocamento do fluído de trabalho "ar ou gás" entre as duas câmaras "quente e fria".

O segundo pistão, conhecido como pistão de trabalho, mantém suspenso o pistão deslocador, visivelmente aparente e responsável pelo trabalho do motor. Além de auxiliar no confinamento do fluído de trabalho no interior do motor.

Manual do motor Stirling Beta What is a Beta Stirling engine


Veja uma animação de um motor Stiling Beta simples:




Outro motor Stirling de configuração Beta com transmissão rômbica, também conhecido como "Stirling Beta Robótic", possui um diferencial no mecanismo aliado ao virabrequim. Este mecanismo reduz atrito do pistão de trabalho sobre o cilindro e da haste do pistão deslocador sobre o pistão de trabalho. Porque não ocorre a inclinação lateral da biela, como em um virabrequim convencional.

Veja um vídeo da parte interna de um motor Stirling Beta Robotico:




Qualquer dúvida ou sugestão de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

3 comentários:

  1. Olá Leandro estou fazendo um projeto de mecânica o motor que eu reparei foi um tipo gama já está funcionando o Q eu tenho dificuldade é com o relatório não sei por onde começar será Q vc pode me ajudar? Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com pouco tempo para te auxiliar, mas esse relatório não seria uma explicação de toda a construção de seu motor e mais as dificuldades que enfrentou?
      Leandro Wagner.

      Excluir
    2. Olá Leandro, tem algum tempo que estou obstinado por desenvolver um ou mais projetos de energia renovável, tenho muitas idéias e pouco tempo para colocar em prática.
      Acredito possamos fazer uma boa parceria. Me manda um email edvar_silva@terra.com.br

      Excluir