domingo, 6 de abril de 2014

Como funciona um motor Stirling Alfa?


O motor do tipo Stirling Alfa, possui um funcionamento diferenciado em relação ao Gama e Beta, é constituído por dois cilindros independentes, onde o pistão quente é responsável pela produção do movimento mecânico decorrente da variação de pressão e vácuo interno do motor. O pistão quente é totalmente visível, extremidade em que a biela é fixa, diferentemente do Gama e Beta.

O pistão frio é o responsável pela compressão e descompressão do fluído de trabalho "ar ou gás" no motor.

Este primeiro modelo, possui dois cilindros em paralelo.

O que é um motor Stirling Alfa e como funciona, What is a Alpha Stirling engine

Este vídeo explica o funcionamento do motor Stirling Alfa:




Este segundo modelo Alfa, possui os pistões em posição em um formato de "L", onde os pistões trabalham em um ângulo de 90°, ligados a um único ponto no virabrequim.

Manual do motor Stirling Alfa em 90º ou L invertido, What is a Alpha Stirling engine


Outro exemplo prático é este vídeo abaixo:




Este terceiro modelo Alfa, é conhecido por "Motor Stirling Ross Yoke", este é considerado uns dos modelos mais eficiente entre todos eles, devido o baixo atrito dos pistões sobre os cilindros.

Manual do motor Stirling Alfa Ross Yoke, What is a Alpha Stirling engine Ross Yoke


Neste vídeo abaixo, é possível assistir, uma explicação do funcionamento de um motor Alfa:




Como funciona um motor Stirling Alfa?

O pistão quente é o responsável pela produção do movimento mecânico decorrente da pressão e vácuo interno do motor.

O pistão frio é o responsável pela compressão e descompressão do sistema interno do motor.


Conheça o Tutorial de um motor Stirling Alfa simples >>>

Conheça o Tutorial de um motor Stirling Alfa, com uma melhora na potência >>>


Qualquer dúvida ou sugestão de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

12 comentários:

  1. qual a temperatura necessaria , seria possivel usar lentes para amplificar a radiaçao solar e ativar o motor ?

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    1. Sim, se usar uma lente do tipo aquelas de folha de caderno, já é suficiente para este motor funcionar com a radiação do sol.
      Leandro Wagner.

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  2. Sr. Wagner, estou planejando construir um motor Stirling para meu trabalho de física e tenho algumas dúvidas.

    Queria fazer este modelo (alfa), mas não possuo e nem sei onde adquiro estas seringas de vidro, o material que disponho é bem similar porém é de plástico e por tanto não suportaria contato direto com o fogo.

    Logo pensei, é possível fazer esta configuração com os dois pistões (um quente e o outro frio) sendo que, o pistão quente receberia o ar por uma outra mangueira conectada a um pote de vidro em constante aquecimento?

    Assim o plástico não receberia o fogo, apenas o ar aquecido, mas tenho dúvida se isso desbalancearia a quantidade de ar dentro do motor, daria certo ou ficaria com problemas devido à algum fator (como vácuo ou sei lá), pode me ajudar?

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    1. Olá, eu posso te ajudar, mas sempre como uma certa demora na resposta, devido os muitos afazeres da minha vida pessoal.

      Um motor com seringas de plástico está totalmente descartada por dois motivos, o primeiro que plástico complica pela elevação de temperatura, mesmo com este aparato que você comentou. O segundo problema, as seringas de plástico tem um atrito astronômico, nunca iria funcionar, pois o motor nunca teria essa força de deslocar o pistão de uma seringa de plástico.

      As seringas de vidro são fácil de encontrar, no mercado livre tem aos montes para vender, 3 anos atrás não existia para vender, mas hoje como a procura aumentou, devido os motores, já se encontra diversos vendedores.

      Leandro Wagner.

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    2. Hm... Entendo, na verdade acabei descobrindo isso mais cedo quando tentei fabricar um êmbolo para um tubo de ensaio plástico... :\

      Acredito que não poderei efetuar a compra virtualmente, terei que me arriscar a procurar em algum estabelecimento físico, o Sr. saberia se eu poderia encontrar isto em alguma farmácia, por exemplo? Em último caso, tentarei fazer o motor de latinhas mesmo.

      Obrigado pela ajuda, aliás, parabéns pelo seu ótimo trabalho, certamente auxilia pessoas curiosas em busca de conhecimento, isto é algo louvável.

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    3. Ah, sim. Não eram seringas plásticas, não. Seriam tubos de ensaio, só que plásticos.

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    4. Olá, em farmácia eu acredito que não vai encontradas, eu já comprei em lojas especializadas na venda de material para clinicas dentárias.

      Se não tiver as seringas, não recomendo que faça o modelo Alfa, até mesmo pessoas que usinaram pistões e cilindros não tiveram sucesso nos modelos Alfa, as seringas são simplesmente perfeitas.

      Obrigado,
      Leandro Wagner.

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  3. Leandro tudo bem?
    Eus gostaria de saber:
    O ar frio entra atrás do pistão quente?

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    1. Olá Anderson, desculpe a demora na resposta, mas eu não fui notificado.
      Depende qual dos motores que você está perguntando, mas o ar frio nos modelos alfa, entra na metade do cilindro quente, o o primeiro entra pela extremidade da ponta, mas o ar é confiando dentro dos dois cilindros, ele não pode escapar dos dois cilindros, deve ficar confiando nesse sistema.
      Leandro Wagner.

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  4. Olá, que tipo de mecanismo é o mais fácil de construir, mas ainda tem um RPM rápido?

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    1. Olha, se quiser um motor rápido, esqueça simplicidade. Para iniciantes, eu recomendo aquele modelo de lata mesmo, ele pode atingir até 1800 rpm se for bem feito. Para quem cursa engenharia, eu recomendo o tutorial 4, um alfa com tubo de ensaio, que pode atingir 1900 rpm, mas é super difícil, apesar da aparente simplicidade.
      Leandro Wagner.

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  5. hola...estoy realizando un pequeño proyecto sobre un motor stirling tipo gama...y quiero saber el nombre del mecanismo que se utiliza para su funcionamiento demás de los parametros de diseño que se aplican para la construccion...si pudieras darme algun aporte te lo agradecerís

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