sábado, 1 de junho de 2013

Cuidados importantes



Lata para cilindro: em meu projeto, usei a lata de spray desengripante como cilindro (3° lata vista na foto abaixo), porque ela é mais resistente na montagem e não amaça com o vácuo do motor.


Manual do motor Stirling, latas usadas como cilindro quente para o motor
As latas são 57mm de diâmetro e podem ser usadas como cilindro!!!

Observação: as duas primeiras latas de alumínio (1° e 2°) se usadas como cilindro, estarão sujeitas a deformação com o vácuo na contração do ar, não ocorrendo o mesmo problema com as latas (3°, 4° e 5°).

Medidas: todas essas latas possuem 57mm de diâmetro e o comprimento externo do cilindro é de 120mm, depois de cortada.



Cuidado: somente usem lata de inseticida como cilindro (fig. 1), caso não tenham outra a disposição. Pois o produto embalado em seu interior é tóxico e a lata submetida ao calor, inicialmente libera um gás, prejudicando as vias respiratórias, sendo necessário expor o cilindro sobre calor intenso, antes mesmo de monta-lo, como precaução, use máscara com filtro.

 Manual do motor Stirling, lata de inseticida, usada como cilindro quente para o motor
(Fig. 3) clique na foto, para ampliar novamente

Cuidados com o corte da lata spray: antes de iniciar qualquer corte dessas latas, deve ser descarregado totalmente o produto e a pressão contida no seu interior, para que não ocorra um jato de spray acidental sobre quem estiver manuseando.


Serrinha: o corte pode ser realizado sem problemas, com uma serrinha de cortar ferro de punho.

Ferramentas elétricas: NÃO recomendo o uso de ferramentas elétricas para abrir a lata, evitando qualquer risco de explosão com fagulhas do corte (fig. 4). Nunca tive problemas ao abri-las, mas é essencial tomar alguns cuidados!


Manual do motor Stirling, mini retifica, conhecida pela marca "Dremel"
(Fig. 4) clique na foto, para ampliar novamente



Qualquer dúvida ou sugestões de melhorias, entrem em contato!
Leandro Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário